Português EnglishSpanish (ES)

Inovação Estratégica

A inovação estratégica é hoje um processo fundamental do desenvolvimento das empresas, mas também da Administração Pública.

shutterstock 137934389As mudanças no ambiente competitivo, a introdução de tecnologias que aceleram os mercados e a cada vez maior sofisticação dos clientes, levam as empresas a ter de responder de forma mais rápida e eficiente aos estímulos do mercado e da concorrência.  Os velhos processos de planeamento estratégico, estáticos, centralizados, a longo-prazo, são cada vez menos eficazes. Hoje as empresas têm de ter a capacidade de reinventar o seu negócio de forma muito rápida e não podem ficar agarradas aos velhos paradigmas. A capacidade de responder aos novos estímulos do mercado e da concorrência é um factor de sobrevivência no mercado empresarial, em qualquer sector de actividade. A estratégia deve responder a estes novos estímulos, pela aposta na inovação.

Adicionalmente, o que é verda-deiramente importante é a implementação da estratégia e os mecanismos de liderança necessários a essa implementação, definindo responsáveis e prazos para cada uma das acções estratégicas que permitem atingir os objectivos definidos.

Outra mudança muito importante em relação ao passado, é a ligação aos resultados. Hoje ninguém faz um plano estratégico sem definir objectivos e indicadores de medição de cumprimento do plano estratégico. Já existem ferramentas poderosas, ao nível do business intelligence que permitem ter modelos de acompanhamento estratégico flexíveis e tremendamente eficazes para que os gestores possam tomar decisões quase em tempo real.

“o que é verdadeiramente importante é a implementação da estratégia e os mecanismos de liderança necessários a essa implementação”

Por último, o envolvimento de todos os stakeholders constituiu um factor fundamental para uma implementação com êxito. É necessário um compromisso e alinhamento de todos os colaboradores para com a estratégia definida. Neste contexto, ganha importância o enquadramento da estratégia com a cultura da empresa e que constitui os seus pilares de sustentação.

Aliás, hoje em dia é mais importante fazer gestão estratégica, que é um exercício constante feito a vários níveis de decisão, do que planeamento estratégico. A definição estratégica já não é apenas um conjunto de boas intenções.

“Hoje, as entidades públicas encontram desafios que exigem uma abordagem estratégica inovadora, talvez até bem superior ao das entidades privadas”

Uma Administração Pública Moderna

Por outro lado, a crescente exigência dos cidadãos sobre a máquina do Estado e a aplicação de novas tecnologias de informação e comunicação (TIC) que implicam transformações profundas na “forma de fazer as coisas”, implicam também um repensar constante sobre a actividade das entidades públicas.

Hoje, as entidades públicas encontram desafios profundos que exigem uma abordagem estratégica inovadora, talvez até bem superior ao das entidades privadas.
 

José Pedro MeloPara José Pedro Melo, Manager da Leadership Business Consulting, a definição estratégica deve estar baseada em dois preceitos - a inovação ou reinvenção constante da actividade e a capacidade de implementação. “A estratégia não pode ser somente um conjunto de boas intenções. Tem de estar associada a fórmulas de implementação e aferição muito precisas, suportadas por soluções de Business Intelligence, e sedimentadas na cultura das organizações “.

 

 

UK betting sites, view information for Sign Up Bonuses at bookmakers