Português EnglishSpanish (ES)

As redes de conhecimento na base da boa governação

O NEPAM é um caso ilustrativo

Na sociedade do conhecimento a informação flui em quantidades e a velocidades antes inimagináveis e assume valores sociais, económicos e políticos que são fundamentais.

Especialmente dedicada à gestão da administração pública em Cabo Verde, a rede NEPAM (Network on Public Administration Management) é um espaço privilegiado de interface efectivo entre políticos, gestores da administração pública e do sector privado, sociedade civil e diáspora, que estimula a geração de debates de ideias e apoia a partilha e utilização de conhecimento em áreas estratégicas da administração pública. Trata-se, no fundo, de uma rede de conhecimento ao serviço da Boa Governação.

fotoInserida num dos propósitos da Agenda para a Estratégia de Transformação Económica de Cabo Verde, a rede NEPAM será essencial para colmatar as lacunas encontradas entre as decisões políticas, a investigação e os intelectuais cabo-verdianos.

 

Financiada pelo African Capacity Building Foundation (ACBF) e pelo Governo, a rede tem três componentes de actuação:

  • Uma rede de membros nacionais, da diáspora e da cooperação internacional, que implica a identificação e mobilização contínua de especialistas em Administração Pública e outros profissionais com uma agenda comum para o melhoramento da Administração Pública cabo-verdiana e o estabelecimento de uma cooperação efectiva com centros externos de formação e pesquisa;
  • Um centro de documentação e informação on-line, que permite a publicação e acesso on-line a estudos e documentação relevante e a disseminação de melhores práticas nacionais e internacionais ao nível da gestão pública; e
  • Trabalho em rede e partilha de conhecimento, tendo como suporte um website que cobre todas as actividades da rede, nomeadamente fóruns on-line, seminários, workshops temáticos e conferências sobre a Administração Pública.  


Além de promoção de fóruns e debates regulares, para o diagnóstico de problemas de que padecem a Administração Pública, Edna Mascarenhas, Coordenadora do Projecto, salienta que a rede NEPAM visa estabelecer um quadro de recursos humanos com capacidade para servirem de auditores das estratégias e for-mulações das políticas públicas nacionais definidas para este sector.

O Secretário de Estado da Administração Pública, Romeu Modesto, destacou, na ocasião da apresentação pública do projecto, em Novembro de 2007, que a rede  NEPAM é o pilar que faltava a esta nova geração da reforma do Estado e da Administração Pública e vai permitir que se aceda ao conhecimento nacional e internacional com mais facilidade.

A Leadership Business Consulting apoiou este projecto desde o primeiro dia, porque acredita, acima de tudo, no potencial das redes de partilha e disseminação de conhecimento e, em particular, no valor adicional que esta rede poderá trazer para um país insular como Cabo Verde que tem mais de metade da sua população e intelectuais na diáspora.

Website do Projecto NEPAM
 

foto

foto

Membros da Rede NEPAM

Resultados Esperados:

  • Partilha de experiências e conhecimentos na Administração Pública
  • Fácil acesso à informação e documentação
  • Intercâmbio entre actores nacionais e internacionais

 

O apoio da Leadership Business Consulting ao Projecto NEPAM incidiu na definição da sua estratégia de actuação, bem como na concepção da imagem e estratégia de marketing do projecto, tendo também apoiado a promoção e lançamento público da Rede.

É nossa convicção que esta rede de conhecimento poderá alavancar um conjunto de outros projectos que estão a ser levados a cabo, não só pelo Governo, com o processo da Reforma do Estado e da Administração Pública, como por outras organizações do sector privado e da sociedade civil, que já desenvolvem actividades no sentido de promover uma maior proximidade com o sector público, e mais concretamente com os seus decisores políticos. Este será mais um passo que contribuirá para aumentar o dinamismo que Cabo Verde tem vindo a demonstrar no que respeita ao seu processo de desenvolvimento e transformação.

foto“Os grandes desafios inerentes ao desenvolvimento das redes de conhecimento passam pela mobilização efectiva dos vários “actores” da rede e pela criação dos mecanismos indispensáveis à partilha, geração e disseminação do conhecimento gerado. Um factor crítico de sucesso é a utilização das novas tecnologias de informação e comunicação como suporte a toda a rede, para que esta possa decorrer em ambiente “virtual”, reduzindo as distâncias e aumentando a partilha do conhecimento.”

                                                          Dra. Edna Mascarenhas, Coordenadora do Projecto

 

 
 

UK betting sites, view information for Sign Up Bonuses at bookmakers