Português EnglishSpanish (ES)

LBC e responsabilidade social

A responsabilidade social é um conceito nuclear da cultura, da estratégia e da prática da Leadership Business Consulting

Numa sociedade cada vez mais globalizada e a funcionar crescentemente em redes interdependentes o conceito de responsabilidade social ganha uma importância cada vez mais importante.

foto

Será cada vez mais importante que as empresas não se preocupem apenas com os seus interesses comerciais e os interesses dos seus proprietários, mas também com os interesses comuns de todos aqueles com quem interagem na sociedade e com o bem-estar da comunidade local e global, bem como a promoção dos conceitos da ética e da transparência nos negócios, da justiça social e da sustentabilidade ambiental. Enfim, é cada vez mais exigido que as empresas sejam socialmente responsáveis de forma a contribuírem para uma sociedade mais equilibrada que irá beneficiar a todos, incluindo a si próprias.

A responsabilidade social é assim um novo paradigma que obriga os accionistas e os gestores das empresas a assumirem responsabilidade não só pela empresa, mas também pelo seu impacto social.

1 - A Nossa Dimensão Intrínseca da Responsabilidade Social

A responsabilidade social (RS) é uma das características intrínsecas daquilo que é a Leadership Business Consulting. Para nós a RS é acima de tudo uma atitude ética no relacionamento com a sociedade e com todas as entidades externas com quem interagimos - clientes, fornecedores, parceiros, instituições do Estado, entre outros - e na gestão interna - com colaboradores e accionistas.

fotoFormação Interna de Trusted Advisor

   I)  Elevados Padrões Profissionais  - A primeira característica que nos define como empresa é a adopção de elevados padrões profissionais e éticos. A nossa reputação junto da já vasta e variada base de clientes será a melhor testemunha desta realidade. Mais do que uma afirmação em causa própria, é a imagem que o mercado e os clientes têm da empresa que é importante e que consideramos um activo da maior importância.

   II)  Um Conjunto de Valores - A RS é também um conjunto de valores que adoptamos como orientação prática do dia-a-dia. Na Leadership Business Consulting vemos a consultoria de gestão e as actividades conexas que desenvolvemos, como uma forma de contribuir para o desenvolvimento económico e social através do apoio às empresas e às entidades públicas. Melhores empresas criam mais emprego, maior riqueza, melhor qualidade de vida, enfim, melhor e maior desenvolvimento económico-social. De igual forma, melhor administração pública cria melhores serviços públicos e sociais, melhor protecção dos cidadãos, mais transparência, mais equidade e justiça social, maior estabilidade, etc...

   III)  Orientação para o Cliente - É por este motivo que temos uma grande orientação para o cliente. Mais do que simplesmente responder a termos de referência apresentados pelos clientes e os aceitar pelo valor de negócio que nos pode trazer, temos a idoneidade de avaliar criticamente os termos de referência que nos são dados, nomeadamente:

  • de reflectir com o cliente para propor alterações e melhorias, ou mesmo,
  • de os declinar quando achamos que não somos os melhores interlocutores ou quando acreditamos que os termos de referência não sejam benéficos para o cliente ou que sejam nocivos para a sociedade.

   IV)  Três Guias Práticos - Existem três princípios gerais que adoptamos na nossa prestação de serviço:

  • Acrescentar valor (medido de forma concreta);
  • Fomentar inovação (medido em várias dimensões); e
  • Focar no cliente dos nossos clientes (olhar para fora, de forma competitiva). Adicionalmente, acreditamos que a liderança é o substrato destes princípios e também dos principais processos dos nossos clientes.

Adicionalmente, acreditamos que a liderança é o substrato destes princípios e também dos principais processos dos nossos clientes.

   V)  Trusted Advisors - Como resultado desta atitude, trabalhamos para que os nossos clientes nos vejam como “trusted advisors” a quem recorrem quando têm um problema, um desafio, uma oportunidade, uma ambição, e não como uma entidade com um intuito puramente comercial interessada em fazer uma simples venda de serviços. Isto é, que reconheçam o nosso sentido mais vasto de responsabilidade.

   VI)  Relacionamentos de Confiança - Parte desta atitude é manifesta na forma como nos relacionamos no dia-a-dia com a equipa do cliente, fomentando trabalho conjunto, confiança, transferência de conhecimento, auto-suficiência e desenvolvimento.

2 - A Nossa Dimensão Interna da Responsabilidade Social

A dimensão interna da RS está directamente associada ao propósito fundador da Leadership Business Consulting de ser uma empresa de referência internacional na consultoria de gestão, o que só é possível através da construção de uma arquitectura organizacional mais baseada na ética, na confiança, na transparência, em valores partilhados, no desenvolvimento de talento e na meritocracia e menos na hierarquia, nos procedimentos formais e no controlo normativo.

   I)  Uma Cultura Própria - Por este motivo, temos a preocupação de desenvolver uma cultura própria e única, socialmente responsável que sustente a empresa ao longo das suas diversas fases de crescimento. Existe um modo “Leadership Business Consulting” de estar e de prestar serviços, que é distinta e que é socialmente responsável.

   II)  Recrutamento e Desenvolvimento Interno - O processo de recrutamento está estruturado por forma a reforçar este modelo cultural distinto. Procuramos os melhores não apenas tecnicamente, mas essencialmente em termos de personalidade e valores, estabelecendo como pré-requisitos: honestidade, forte espírito de equipa, elevada auto-estima, elevada capacidade intelectual, criatividade, sentido de risco e flexibilidade operacional.

O desenvolvimento interno é gerido de forma a reforçar estas características. Não podendo desvendar práticas internas de gestão de recursos humanos, referimos apenas que a nossa política de “up or out”, própria do modelo de negócio do sector da consultoria, é complementada por políticas de responsabilidade social associadas ao conceito de empregabilidade e auto-sustentabilidade. Em consequência, o tempo de permanência de recém-licenciados na empresa é bem superior à média do sector e a rotatividade de quadros é baixa.

Em 2009, vão ser iniciados encontros formais de alumni dando continuidade à presença assídua de ex-colaboradores nos eventos sociais organizados pela empresa.

foto

   III)  Qualidade de Vida Profissional - Uma grande preocupação da empresa é a qualidade de vida profissional dos seus colaboradores, proporcionando-lhe trabalho estimulante e variado que lhes proporcione oportunidades de desenvolvimento profissional e também pessoal, dando feed-back contínuo, avaliando formalmente, suportando o desenvolvimento pessoal através de um sistema de mentoring.

Adicionalmente, tentamos proporcionar as melhores condições de trabalho possíveis, em Formação Externa de Consultores termos de um espaço físico de qualidade em escritórios amplos e modernos, devidamente apetrechados com pequenos detalhes que dão qualidade ao dia-a-dia.    

Adicionalmente, proporcionamos sessões de ioga no escritório três vezes por semana, por forma a promover o bem estar físico e psicológico dos colaboradores.

   IV)  Equilíbrio Vida Profissional e Pessoal - Apesar da consultoria ser uma actividade exigente em termos de esforço físico, intelectual e psicológico, temos um sistema de produção que compara, em termos de evidência, positivamente com a média do sector, permitindo um ritmo de trabalho altamente exigente e estimulante, mas não sufocante em termos da vida pessoal dos colaboradores.

   V)  Formação - A RS é também um exercício de capacitação profissional, uma vez que o trabalho é um elemento central da vida do ser humano. Por este motivo, o desenvolvimento formativo de cada colaborador é muito importante para a empresa, pelo que existe uma forte componente de learning-on-the-job complementado por acções de formação temáticas. Adicionalmente, existem dois esforços de formação contínuos: acções de formação sobre Consulting Skills, no âmbito do programa Trusted Advisor, e o ensino do espanhol a todos os colaboradores - uma vez que a Península Ibérica é o “home market” da empresa.

   VI)  Portal Interno - A empresa apostou também na disponibilização de um Portal Interno - o LINK-Leadership Information and Knowledge - para todos os colaboradores, por forma a promover o trabalho em equipa, uma cultura partilhada, eficiência na produção, comunicação interna e um sistema de suporte a todos os colaboradores.

foto

   



   VII)  Sustentabilidade Ambiental - A consciência ecológica faz também parte da nossa RS. O ambiente e o consumo do carbono são também uma preocupação da empresa, que promove a poupança e a reciclagem de papel e de tonners, bem como a substituição de copos de plástico por copos de vidro.

3 - A Nossa Dimensão Externa da Responsabilidade Social

A dimensão externa da responsabilidade social (RS) da Leadership Business Consulting manifesta-se nas diversas interacções com o exterior da empresa: clientes, parceiros, fornecedores, entre outros. A seguir salientamos apenas algumas acções exemplificativas.

   I)  Cultura Leadership - Desde o primeiro dia da empresa, foi publicada a “Cultura Leadership”, um compromisso com os nossos clientes em relação a certos tipos de comportamentos que o colocam como foco de toda a nossa actividade. Este compromisso, expresso no site www.leadership-bc.com e nas brochuras e pastas da empresa, é um reflexo da nossa elevada responsabilidade social.

   II)  Best Leader Awards - Acredita-mos que a liderança é um processo fundamental para o desenvovimento das empresas, da administração pública e dos países. Por este motivo, organizamos anualmente a iniciativa Best Leader Awards (www.bestleaderawards.com) que visa promover a importância do conceito de liderança e distinguir líderes em várias categorias:

  • Gestão de empresas;
  • Administração pública;
  • Novas tecnologias;
  • Internacionalização; e
  • Internacional.

foto

Esta iniciativa envolve várias instituições e empresas que comungam do mesmo objectivo e que inclui também um prémio monetário para o melhor aluno do Lisbon MBA e o apoio à educação e alimentação de pelo menos 20 crianças carenciadas em Moçambique.

   III)  Apoio ao Ensino e Investigação - O apoio e a interacção com o meio científico e académico é um objectivo constante da nossa empresa por forma a promover os ganhos sociais que advém da maior interacção universidade-empresa. Neste contexto, assinámos um protocolo de colaboração com a Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa que cobre amplos objectivos a este respeito.

   IV)  Centro de Competência - Dentro do nosso sentido de responsabilidade social, insere-se também a partilha de conhecimento, para além do interesse comercial que essa partilha possa ter. Assumimo-nos como um centro de competência com provas dadas a nível internacional. Nesse sentido, em 2009, vamos colocar no siteda empresa, www.leadership-bc.com, uma grande componente de capital knowledge para partilha com a sociedade, o mercado e a academia. Este capital knowledge terá a forma de casos estudos  (através da Leadership Agenda), white papers, artigos de opinião, perspectivas de global trends, relatórios de interesse geral, conteúdos de conferências, congressos, seminários e fóruns.

Adicionalmente, iremos também incrementar significativamente a organização de conferências, seminários e fóruns para promover a partilha e a reflexão de vários temas de interesse.

foto

  

V)
  Apoios filantrópicos - No âmbito da nossa RS insere-se também uma sensibilidade para com as pessoas desfavorecidas e carenciadas e com o desenvolvimento social da comunidade. Neste âmbito, e porque acreditamos que aquilo que recebemos em termos de valor afectivo adquire uma dimensão superior ao apoio financeiro prestado, eis algumas das instituições que apoiamos:

  • Ajuda de Berço;
  • Helpo - Apadrinhamento de 3 crianças em Moçambique;
  • Legião da Boa Vontade;
  • Missionários Combonianos;
  • Associação Portuguesa Familiares e Amigos de Doentes com Alzheimer;
  • Acreditar - Associação de Pais e Amigos das Crianças com Cancro.

 


Assinatura de Protocolo com a Universidade Nova de Lisboa




Site do Best Leader Awards

foto

Adicionalmente, a empresa realiza, sempre que possível, projectos pró bono quando estes têm um elevado contributo social ou nacional.

Ainda neste âmbito, a partir de 2009, todos os colaboradores da empresa estarão envolvidos, uma vez por ano, numa actividade de apoio social.

A responsabilidade social é mais do que um investimento estratégico, faz parte dos nossos valores e do nosso paradigma de negócio.

Por um lado, como investimento estratégico, estamos a contribuir para a construção de mercados sustentáveis e para a reputação e viabilidade da nossa empresa. Por outro lado, como parte dos nossos valores, actuamos sem procurar qualquer tipo de retribuição, fazendo apenas aquilo que a nossa consciência nos diz ser justo e dentro das nossas possibilidades.
 

foto

 

 

 

 

 

 

 

 

 

UK betting sites, view information for Sign Up Bonuses at bookmakers