Português EnglishSpanish (ES)

Modernizar APUm desígnio nacional

Esta primeira edição da revista Leadership Agenda tem como tema principal a Modernização da Administração Pública Portuguesa, que é hoje em dia e vai ser durante os próximos anos um dos grandes desafios e objectivos do País, o qual vai exigir a mobilização colectiva e solidária dos portugueses.

A modernização da Administração Pública é importante devido a quatro aspectos fundamentais. Em primeiro lugar, por uma questão de serviço público e de competitividade nacional. O Estado Português tem o dever constitucional de prestar os melhores serviços aos cidadãos e às empresas. Em segundo lugar, para a tornar mais eficiente, optimizando os recursos e os custos. É que o défice de Estado é acima de tudo um problema do lado da despesa. Em terceiro lugar, para reduzir o seu peso excessivo na economia. O Estado ocupa actualmente um espaço económico que deveria ser ocupado pelas empresas e pela sociedade civil. Em quarto lugar, para proporcionar aos funcionários públicos um local de trabalho cada vez melhor e mais moderno, e que possibilite mais oportunidades de realização pessoal aos seus funcionários.

Neste contexto, incluímos nesta edição duas perspectivas relevantes do que pode e deve ser a Modernização da Administração Pública. A primeira, do Professor Eduardo Catroga, ex-Ministro das Finanças e gestor de reconhecidos méritos. A segunda, do Professor Manuel João Pereira, actual Vice-Presidente do Instituto Nacional de Administração.

Por último, apresentamos um conjunto de casos de sucesso em várias áreas da Administração Pública, em que a Leadership Business Consulting teve o privilégio de participar.

 

UK betting sites, view information for Sign Up Bonuses at bookmakers